CARBURADOR FUSCA SIMPLES SOLEX (30 PIC)
Quem não se lembra do bom e velho
carburador? Principal componente do
sistema de alimentação de um veículo e com
funcionamento totalmente
mecânico, o carburador tem a função de misturar o
combustível que vem
do tanque com ar aspirado pelo coletor de admissão
e enviar essa mistura
para o motor na medida adequada às condições do motor
para que seu
desempenho e consumo sejam perfeitos.
O funcionamento de um carburador
acontece por meio do ar aspirado pelo
pistão, que passa em alta velocidade pelo
difusor e aspira combustível
que vem da cuba. A borboleta de aceleração está
ligada ao pedal do acelerador,
é o componente que dosa a quantidade de mistura
(ar/combustível) que o motor precisa.
Essa mistura deve ter a proporção adequada para que o motor tenha boa
performance e consumo normal de combustível. As misturas são classificadas
em limite pobre, mistura econômica, mistura de potência máxima e limite rico;
e influemdiretamente no comportamento do propulsor.
performance e consumo normal de combustível. As misturas são classificadas
em limite pobre, mistura econômica, mistura de potência máxima e limite rico;
e influemdiretamente no comportamento do propulsor.
O instrutor do SENAI-Ipiranga, Reinaldo da Silva, explica que, assim como
outros sistemas do veículo, o carburador foi obrigado a evoluir para acompanhar
os avanços da indústria automotiva e obedecer às exigências de redução de
emissão de poluentes na atmosfera. “Foi então que surgiram os carburadores
do tipo duplo estágio e eletrônico, até que a injeçãoeletrônica foi incorporada
nos veículos”.
outros sistemas do veículo, o carburador foi obrigado a evoluir para acompanhar
os avanços da indústria automotiva e obedecer às exigências de redução de
emissão de poluentes na atmosfera. “Foi então que surgiram os carburadores
do tipo duplo estágio e eletrônico, até que a injeçãoeletrônica foi incorporada
nos veículos”.
No interior do carburador
Existem diversos modelos de carburadores, que variam em função da potência
e do tipo de aplicação na qual é utilizado. “O carburador simples tem a alimentação
do combustível feita nos quatro cilindros; o de estágio duplo é mais avançado
tecnologicamente e alimenta dois cilindros por vez; e o de estágio duplo progressivo
, na qual um funciona quando o carro está em baixa rotação e o outro quando o
motor está em alto giro”, completa.
e do tipo de aplicação na qual é utilizado. “O carburador simples tem a alimentação
do combustível feita nos quatro cilindros; o de estágio duplo é mais avançado
tecnologicamente e alimenta dois cilindros por vez; e o de estágio duplo progressivo
, na qual um funciona quando o carro está em baixa rotação e o outro quando o
motor está em alto giro”, completa.
A carburação é um processo que começa no carburador
e termina na câmara de combustão, além disso
sofre influencia de diversos fatores e componentes,
como pressão atmosférica, filtro de ar, coletor de
admissão, comando de válvulas, válvulas, ignição,
estado de conservação do motor, sistema de arrefecimento
, combustível etc.
e termina na câmara de combustão, além disso
sofre influencia de diversos fatores e componentes,
como pressão atmosférica, filtro de ar, coletor de
admissão, comando de válvulas, válvulas, ignição,
estado de conservação do motor, sistema de arrefecimento
, combustível etc.
Dentro do carburador trabalham seis sistemas, são eles:
- sistema de alimentação: controla a entrada de combustível na cuba
- sistema de marcha lenta: mantém o motor em funcionamento
- sistema principal: mantém a alimentação da marcha lenta
- até a alta rotação
- sistema de aceleração rápida: quando é necessário o aumento
- sistema suplementar ou de potência: mantém o motor na
- sistema de partida a frio: que atua para facilitar o funcionamento
Desmontagem
A manutenção periódica do carburador deve ser realizada a cada 30 mil
km ou ao menos uma vez por ano e consiste em uma revisão com
desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem
ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem
parte da manutenção do carburador. As ferramentas utilizadas para a
desmontagem do carburador são simples, como chave de boca e chaves
de fenda, etc.
km ou ao menos uma vez por ano e consiste em uma revisão com
desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem
ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem
parte da manutenção do carburador. As ferramentas utilizadas para a
desmontagem do carburador são simples, como chave de boca e chaves
de fenda, etc.
O carburador utilizado nessa matéria é o H30 Pic, que equipa o VW Fusca
, a Brasília e a Kombi, um modelo do tipo “corpo simples”, desenvolvido para
equipar os motores arrefecidos a ar.
, a Brasília e a Kombi, um modelo do tipo “corpo simples”, desenvolvido para
equipar os motores arrefecidos a ar.
É importante prestar atenção na chapa de identificação da peça, onde é
demonstrado o número do carburador, o modelo do carro que equipa e as
especificações das peças para substituição.
demonstrado o número do carburador, o modelo do carro que equipa e as
especificações das peças para substituição.
Os principais sintomas de que o carburador precisa de manutenção
são: falha de desempenho, consumo alto, não dáregulagem de marcha
lenta falha na aceleração rápida etc.
são: falha de desempenho, consumo alto, não dáregulagem de marcha
lenta falha na aceleração rápida etc.
1) Remova o carburador soltando os parafusos e desconectando o cabo
do afogador e as mangueiras. Depois, apoie a peça firmemente numa
morsa e comece o processo de desmontagem, retirando a mola de retorno
do acelerador.
do afogador e as mangueiras. Depois, apoie a peça firmemente numa
morsa e comece o processo de desmontagem, retirando a mola de retorno
do acelerador.
2) Em seguida, retire o gargulante, ou gicleur, e desmonte-o para retirar
a agulha magnética .
a agulha magnética .
3) Remova a tampa do carburador e com cuidado retire a haste que liga a
borboleta de aceleração.
borboleta de aceleração.
4) Na tampa, com uma chave de boca, desaperte
e retire a válvula estilete, também chamada de válvula da bóia.
e retire a válvula estilete, também chamada de válvula da bóia.
5) O próximo passo é desencaixar, com cuidado,
a bóia de gasolina do carburador, um dispositivo localizado dentro da cuba
para medir o nível de gasolina.
a bóia de gasolina do carburador, um dispositivo localizado dentro da cuba
para medir o nível de gasolina.
6) Desaperte a manga misturadora, responsável por
medir a quantidade de ar e combustível do sistema
marcha lenta e principal, entre outros.
medir a quantidade de ar e combustível do sistema
marcha lenta e principal, entre outros.
7) Em seguida, retire a tampa da bomba de aceleração
para ter acesso ao diafragma e à mola de retorno.
para ter acesso ao diafragma e à mola de retorno.
8)Remova a agulha de regulagem da mistura da
marcha lenta. Na hora de regular esse componente,
tome cuidado para não apertar demais, pois pode provocar danos na agulha.
A pré regulagem tem que voltar de 2 a 3 voltas.
marcha lenta. Na hora de regular esse componente,
tome cuidado para não apertar demais, pois pode provocar danos na agulha.
A pré regulagem tem que voltar de 2 a 3 voltas.
9) Desaperte o porta-gicleur e retire o principal,
que controla a dosagem do combustível para a mistura correta, e depois, com
cuidado, retire-o do alojamento. Não esqueça de trocar as juntas na hora da
montagem.
que controla a dosagem do combustível para a mistura correta, e depois, com
cuidado, retire-o do alojamento. Não esqueça de trocar as juntas na hora da
montagem.
10) Retire agora o gargulante de aceleração rápida,
responsável por controlar a quantidade de combustível injetado.
responsável por controlar a quantidade de combustível injetado.
Outros componentes do carburador:
1) A borboleta de aceleração e a borboleta do afogador não precisam
ser desmontados, mas devem ser inspecionadosatentamente.
Caso o eixo tem folga deverá ser trocado.
ser desmontados, mas devem ser inspecionadosatentamente.
Caso o eixo tem folga deverá ser trocado.
2) Já a borboleta do afogador funciona logo após a
partida a frio enriquecendo a mistura.
partida a frio enriquecendo a mistura.
3) O difusor, que nesse caso é fundido na carcaça,
tem a função de acelerar a velocidade do ar.
tem a função de acelerar a velocidade do ar.
Limpeza e aferições
Antes de montar o carburador, as peças devem estar todas limpas e
inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas, além
disso os gangulantes devem estar de acordo com as especificações do fabricante.
inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas, além
disso os gangulantes devem estar de acordo com as especificações do fabricante.
As regulagens feitas no veículo são marcha lenta, curso do pedal do
acelerado e curso da borboleta do afogador.
acelerado e curso da borboleta do afogador.
Na bancada são medidos volume de injeção, nível constante de
combustível na cuba, abertura positiva com afogador, alvo dejato,
entre outros.
combustível na cuba, abertura positiva com afogador, alvo dejato,
entre outros.
O técnico não pode esquecer ao final do trabalho de verificar se a
regulagem atende o programa de emissão de poluentes.
regulagem atende o programa de emissão de poluentes.
1) Verifique a planicidade da base do carburador com um paquímetro.
2) Agora, meça a planicidade da tampa da
bomba do acelerador e o seu apoio no carburador. Em seguida,
veja a tampa do carburador. (2A)
bomba do acelerador e o seu apoio no carburador. Em seguida,
veja a tampa do carburador. (2A)
Montagem e regulagens
Em primeiro lugar, verifique a tabela do fabricante para conferir os componentes,
as medidas e a “giclagem” do carburador.
as medidas e a “giclagem” do carburador.
1) Para saber se a bóia está ou não encharcada é necessário medir seu peso,
utilize uma balança de precisão e compare o resultado com a especificação
do fabricante.
utilize uma balança de precisão e compare o resultado com a especificação
do fabricante.
4) Em seguida, retire a tampa do carburador e meça, com o paquímetro,
a altura entre o corpo do carburador e o combustível sem retirar a bóia.
Caso esteja incorreto, altere o valor da arruela da válvula estilete até o
especificado. Essa altura deve ser de 19 + ou – 1 mm, incluindo a altura
da junta. Se tiver menos combustível é necessário alterar o valor da
arruela (de 0,5 mm até 2 mm).
a altura entre o corpo do carburador e o combustível sem retirar a bóia.
Caso esteja incorreto, altere o valor da arruela da válvula estilete até o
especificado. Essa altura deve ser de 19 + ou – 1 mm, incluindo a altura
da junta. Se tiver menos combustível é necessário alterar o valor da
arruela (de 0,5 mm até 2 mm).
Verifique agora o volume de combustível injetado,
abrindo a borboleta de aceleração até o final e esperando terminar a injeçãodo
combustível, que será depositado num becker graduado. O resultado deve
ser de 1,45 ml + ou – 0,2 por cada ciclo, se multiplicado por dez o valor será o
seguinte: 14,5 ml + ou – 2 ou cm3.
abrindo a borboleta de aceleração até o final e esperando terminar a injeçãodo
combustível, que será depositado num becker graduado. O resultado deve
ser de 1,45 ml + ou – 0,2 por cada ciclo, se multiplicado por dez o valor será o
seguinte: 14,5 ml + ou – 2 ou cm3.
5) Para alterar o resultado, coloca-se mais ou menos
arruelas de regulagem na haste da bomba de aceleração.
Volume acima, remove arruelas, volume abaixo, adicione
arruelas.
arruelas de regulagem na haste da bomba de aceleração.
Volume acima, remove arruelas, volume abaixo, adicione
arruelas.
6) Faça agora o teste de abertura positiva com afogador,
com a ajuda do cálibre de arame. A abertura positiva tem
que ser 0,8 + 0,2 mm
com a ajuda do cálibre de arame. A abertura positiva tem
que ser 0,8 + 0,2 mm
7) Com o carburador já montado no veículo, regule a
marcha lenta da seguinte forma: primeiro ligue o
motor até que atinja a temperatura de trabalho e verifique a rotação do motor.
marcha lenta da seguinte forma: primeiro ligue o
motor até que atinja a temperatura de trabalho e verifique a rotação do motor.
8) Continue o processo, acertando a regulagem da
mistura ar/combustível da marcha lenta (8A).
mistura ar/combustível da marcha lenta (8A).
9) Não esqueça de fazer o controle da emissão de poluentes.
Fonte: Revista "O Mecânico"
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