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sábado, 1 de dezembro de 2012

REVISANDO CARBURADOR SOLEX 30 PIC FUSCA..

CARBURADOR FUSCA SIMPLES SOLEX (30 PIC)

Quem não se lembra do bom e velho carburador? Principal componente do 
sistema de alimentação de um veículo e com funcionamento totalmente 
mecânico, o carburador tem a função de misturar o combustível que vem 
do tanque com ar aspirado pelo coletor de admissão e enviar essa mistura 
para o motor na medida adequada às condições do motor para que seu 
desempenho e consumo sejam perfeitos.


O funcionamento de um carburador acontece por meio do ar aspirado pelo 
pistão, que passa em alta velocidade pelo difusor e aspira combustível 
que vem da cuba. A borboleta de aceleração está ligada ao pedal do acelerador,
 é o componente que dosa a quantidade de mistura (ar/combustível) que o motor precisa.



Essa mistura deve ter a proporção adequada para que o motor tenha boa
performance e consumo normal de combustível. As misturas são classificadas
em limite pobre, mistura econômica, mistura de potência máxima e limite rico;
e influemdiretamente no comportamento do propulsor.



O instrutor do SENAI-Ipiranga, Reinaldo da Silva, explica que, assim como
outros sistemas do veículo, o carburador foi obrigado a evoluir para acompanhar
 os avanços da indústria automotiva e obedecer às exigências de redução de
emissão de poluentes na atmosfera. “Foi então que surgiram os carburadores
do tipo duplo estágio e eletrônico, até que a injeçãoeletrônica foi incorporada
nos veículos”.





No interior do carburador


Existem diversos modelos de carburadores, que variam em função da potência
 e do tipo de aplicação na qual é utilizado. “O carburador simples tem a alimentação
 do combustível feita nos quatro cilindros; o de estágio duplo é mais avançado
tecnologicamente e alimenta dois cilindros por vez; e o de estágio duplo progressivo
, na qual um funciona quando o carro está em baixa rotação e o outro quando o
motor está em alto giro”, completa.








A carburação é um processo que começa no carburador
 e termina na câmara de combustão, além disso
sofre influencia de diversos fatores e componentes,
como pressão atmosférica, filtro de ar, coletor de
admissão, comando de válvulas, válvulas, ignição,
estado de conservação do motor, sistema de arrefecimento
, combustível etc.



Dentro do carburador trabalham seis sistemas, são eles:



  • sistema de alimentação: controla a entrada de combustível na cuba 
através da bóia e da válvula estilete



  • sistema de marcha lenta: mantém o motor em funcionamento 
em baixa rotação



  • sistema principal: mantém a alimentação da marcha lenta 
  • até a alta rotação



  • sistema de aceleração rápida: quando é necessário o aumento 
de rotação rapidamente



  • sistema suplementar ou de potência: mantém o motor na 
aceleração máxima



  • sistema de partida a frio: que atua para facilitar o funcionamento 
do motor de manhã ou com temperatura menor de 18ºC.


Desmontagem



A manutenção periódica do carburador deve ser realizada a cada 30 mil
km ou ao menos uma vez por ano e consiste em uma revisão com
desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem
 ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem
parte da manutenção do carburador. As ferramentas utilizadas para a
desmontagem do carburador são simples, como chave de boca e chaves
de fenda, etc.

O carburador utilizado nessa matéria é o H30 Pic, que equipa o VW Fusca
, a Brasília e a Kombi, um modelo do tipo “corpo simples”, desenvolvido para
equipar os motores arrefecidos a ar.


É importante prestar atenção na chapa de identificação da peça, onde é
demonstrado o número do carburador, o modelo do carro que equipa e as
especificações das peças para substituição.


Os principais sintomas de que o carburador precisa de manutenção
são: falha de desempenho, consumo alto, não dáregulagem de marcha
lenta falha na aceleração rápida etc.



1) Remova o carburador soltando os parafusos e desconectando o cabo
do afogador e as mangueiras. Depois, apoie a peça firmemente numa
morsa e comece o processo de desmontagem, retirando a mola de retorno
do acelerador.




2) Em seguida, retire o gargulante, ou gicleur, e desmonte-o para retirar
a agulha magnética .








3) Remova a tampa do carburador e com cuidado retire a haste que liga a
borboleta de aceleração.







4) Na tampa, com uma chave de boca, desaperte
 e retire a válvula estilete, também chamada de válvula da bóia.






5) O próximo passo é desencaixar, com cuidado,
a bóia de gasolina do carburador, um dispositivo localizado dentro da cuba
para medir o nível de gasolina.






6) Desaperte a manga misturadora, responsável por
medir a quantidade de ar e combustível do sistema
marcha lenta e principal, entre outros.







7) Em seguida, retire a tampa da bomba de aceleração
 para ter acesso ao diafragma e à mola de retorno.





8)Remova a agulha de regulagem da mistura da
marcha lenta. Na hora de regular esse componente,
tome cuidado para não apertar demais, pois pode provocar danos na agulha.
A pré regulagem tem que voltar de 2 a 3 voltas.







9) Desaperte o porta-gicleur e retire o principal,
que controla a dosagem do combustível para a mistura correta, e depois, com
cuidado, retire-o do alojamento. Não esqueça de trocar as juntas na hora da
montagem.














10) Retire agora o gargulante de aceleração rápida,
responsável por controlar a quantidade de combustível injetado.








Outros componentes do carburador:




1) A borboleta de aceleração e a borboleta do afogador não precisam
ser desmontados, mas devem ser inspecionadosatentamente.
Caso o eixo tem folga deverá ser trocado.







2) Já a borboleta do afogador funciona logo após a
partida a frio enriquecendo a mistura.






3) O difusor, que nesse caso é fundido na carcaça,
tem a função de acelerar a velocidade do ar.








Limpeza e aferições



Antes de montar o carburador, as peças devem estar todas limpas e
inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas, além
disso os gangulantes devem estar de acordo com as especificações do fabricante.


As regulagens feitas no veículo são marcha lenta, curso do pedal do
acelerado e curso da borboleta do afogador.


Na bancada são medidos volume de injeção, nível constante de
combustível na cuba, abertura positiva com afogador, alvo dejato,
entre outros.


O técnico não pode esquecer ao final do trabalho de verificar se a
regulagem atende o programa de emissão de poluentes.





1) Verifique a planicidade da base do carburador com um paquímetro.







2) Agora, meça a planicidade da tampa da
bomba do acelerador e o seu apoio no carburador. Em seguida,
veja a tampa do carburador. (2A)









Montagem e regulagens


Em primeiro lugar, verifique a tabela do fabricante para conferir os componentes,
as medidas e a “giclagem” do carburador.












1) Para saber se a bóia está ou não encharcada é necessário medir seu peso,
utilize uma balança de precisão e compare o resultado com a especificação
do fabricante.









2) Faça agora o teste da válvula estilete: coloque 400 mm/Hg
de depressão na bomba de vácuo e cheque o ponteiro,
que não pode se movimentar por mais ou menos 30s. 




3) Com o auxílio do manômetro aplique a pressão especificada na linha de 

combustível.







4) Em seguida, retire a tampa do carburador e meça, com o paquímetro,
a altura entre o corpo do carburador e o combustível sem retirar a bóia.
Caso esteja incorreto, altere o valor da arruela da válvula estilete até o
especificado. Essa altura deve ser de 19 + ou – 1 mm, incluindo a altura
da junta. Se tiver menos combustível é necessário alterar o valor da
arruela (de 0,5 mm até 2 mm).













Verifique agora o volume de combustível injetado,
abrindo a borboleta de aceleração até o final e esperando terminar a injeçãodo
combustível, que será depositado num becker graduado. O resultado deve
ser de 1,45 ml + ou – 0,2 por cada ciclo, se multiplicado por dez o valor será o
seguinte: 14,5 ml + ou – 2 ou cm3.













5) Para alterar o resultado, coloca-se mais ou menos
arruelas de regulagem na haste da bomba de aceleração.
Volume acima, remove arruelas, volume abaixo, adicione
arruelas.







6) Faça agora o teste de abertura positiva com afogador,
com a ajuda do cálibre de arame. A abertura positiva tem
que ser 0,8 + 0,2 mm







7) Com o carburador já montado no veículo, regule a
marcha lenta da seguinte forma: primeiro ligue o
motor até que atinja a temperatura de trabalho e verifique a rotação do motor.





8) Continue o processo, acertando a regulagem da
mistura ar/combustível da marcha lenta (8A).






9) Não esqueça de fazer o controle da emissão de poluentes.











Fonte: Revista "O Mecânico"

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