Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

12 ITENS QUE PODE FAZER O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL AUMENTAR DO SEU CARRO

 

INFELIZMENTE SE O CARRO COMEÇA A BEBER MUITO, E O ÚNICO CULPADO QUE É APONTADO COMO O PRINCIPAL SUSPEITO É O POBRE DO CARBURADOR, MAS NEM SEMPRE ELE É O ÚNICO CULPADO DESTE CRIME HEDIONDO, ABAIXO VOCÊS VÃO VER UM CONJUNTO DE ITENS QUE AJUDAM O CARRO A CONSUMIR COMBUSTÍVEL .


1-Pneus
Um das causas mais comuns em maior desgaste de combustíveis são pneus. Quando os pneus não estão calibrados corretamente exige-se muito mais força do motor para mover o carro. (Basta tentar empurrar um carro com pneus vazios que você vai notar a diferença). Pneus com calibragem baixa fazem gastar BEM MAIS que o normal, além de acabar com a vida útil dos pneus, e dependendo do quanto vazio está pode até ferrar com o aro.

2-Troca de aro/pneu
Outro fator que muda bem o comportamento do carro é a troca de aro ou pneu por um de medidas diferentes. A regra é simples, quanto maior e mais largo o aro , maior consumo de combustível. Exemplo, tente pegar um 1.0 e por pneus 195 e aro 15 nele, e veja o quanto vai beber e o quanto de força vai perder.

3-Combustível de má qualidade
Sabemos que , quanto melhor e mais forte for a explosão do combustível, mais vai andar e mais economico ficará, já que não será necessário pisar tanto para andar. Agora com um combustível ruim, a queima fica comprometida, mais fraca que a normal, e com isso você terá que pisar mais no acelerador, para jogar mais combustível, para andar. Além deste problema, estes combustíveis podem danificar seu motor a longo prazo.


4-Filtros muito ruins
Quanto melhor for a aspiração de um motor, melhor para ele, porém, antes do ar chegar dentro dos cilindros ele passa por um filtro, o Filtro de ar. O filtro não tem uma vida predefinida, já que depende muito das condições de uso, mas a boa notícia, que basta olhar pra ele para saber se está em condições de uso. Filtros muito sujo atrapalham a aspiração do motor e fazem o mesmo perder desempenho.


5-Valvula termostática ruim
Apesar da maioria das vezes que vi a valvula dar defeito, ela ficou travada FECHADA, muitas das valvulas travam aberta, fazendo o motor trabalhar mais frio que o normal, e com isso, principalmente em carros de injeção eletronica, fazem beber bem mais que o comum, apenas pelo fato do carro estar trabalhando frio.


6-Sistema de ignição gasto ou falho
Além da mistura ar/combustivel, o que faz uma explosão ser boa dentro do cilindro é um sistema de ignição funcionando perfeitamente, qualquer componente gasto no sistema de ignição pode significar uma faisca fraca na vela, ou até mesmo a falha da centelha.
Com isso a mistura não é totalmente queimada no cilindro.

Os componentes mais comuns a isto são:
Velas (sempre verifique o eletrodo).
Cabos de Vela (Muita das vezes criam zinabre).
Bobina ou Módulo de Ignição aquecendo demasiadamente
Tampa do distribuidor velha (Acredite, dá diferença).
Rotor

7- Desalinhamento dos pneus
Um alinhamento errado das rodas podem também comprometer o consumo de combustível, e no caso também dos pneus. Excesso de toe-in/out por exemplo.

8- Oleo velho
Poucos sabem qual o poder de um oleo velho no motor, e menos ainda que um oleo mineral por ex, em 6 meses começa a perder suas características mesmo se você ficar com o carro parado durante os 6 meses. E quando velho ele pode "interferir" na compressão dos cilindros.

9- Ponto de Ignição
Um atraso no ponto de ignição faz a centelha da vela explodir a mistura atrasado, e com isso a mistura ja está sendo descomprimida pelo piston, causando uma explosão da mistura sem a pressão que deveria ter, fazendo não gerar a energia que deveria, gastando mais pois você vai começar a pisar mais para andar menos.

10- Filtro esportivo MAL INSTALADO
Pois é, nego tira o filtro original e bota um filtro esportivo cone num lugar QUENTE, as vezes até colado ao coletor de escape. Quanto mais FRIO for o ar admitido pelo motor melhor, e fazendo isso ele pode começar a "chupar" o ar quente do carro piorando o desempenho.


11- Chips de potência e carburadores com gigles trocados
Chips de potência oferecem milagre, as vezes pessoal bota 1 resistor em algum sensor, ou bota um chip alterado com a promessa de aumentar a potência. Só que você só realmente melhora algo em carros modificados OU carros limitados propositalmente no chip pela fabricante, fora estes casos, a gambiarra faz é jorrar mais gasolina que o comum, com isso claro PARECE que o carro acorda mais rapido, claro tem mais combustível, mas é quase o mesmo efeito de estar pisando mais que realmente está.Alguns doidos ainda arrombam os bicos injetores em carros 1.0 originais O.O'
Carburadores com gigles trocados também estão na mesma situação.
Assim, o motor aspirado SUGA uma determinada quantidade de ar, essa quantidade é que diz o quanto de combustível utilizar para a "mistura perfeita", se você jogar mais combustível pode além de virar beberrão, um carro mais fraco que o normal, e o inverso também. O Ideal é estar o mais próximo possível da "mistura perfeita".

12 - Coias de metal, Coolers e outras gambiarras que colocam no sistema de admissão do veículo
Tem vários produtos que dizem e ainda tentam provar que colocando eles no sistema de admissao o carro vai aspirar mais ar, e/ou, vai economizar combustivel.
Alguns prometem criar um efeito "ciclone" no sistema de admissão e com isso melhorar a combustão interna. E com isso melhora em até 15% a queima do combustível resultando em aumento de potência e economia. (Sem comentários rs).
Outros você instala um "cooler"ou algo do genero no motor e diz que, com isso você vai conseguir por mais ar na camara de combustão, e resultaria em melhor aspiração motor e com isso mais potência e economia.
Porém tudo que interferir a aspiração do motor vai ser o inverso, vai piorar a aspiração e com isso piorar o desempenho. Agora se o carro realmente conseguisse sugar mais ar com alguma coisa dessa, também deveria mudar a injeção de combustível, pois como foi dito a pouco, tem uma mistura perfeita tanto no alcool quanto para gasolina (Alcool seria 9 particulas de ar para 1 de alcool, e gasolina 12/1). Então mesmo se conseguisse mais ar, teria melhor desempenho, porém não 15% de economia como dizem. (Engraçado que maioria dos consumidores destes produtos são donos de 1.0 e afins).


Nenhum comentário:

Postar um comentário