Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LIMPEZAS DE TANQUE, TROCAS MANGUEIRAS E BOMBA DE COMBUSTIVEL

Como limpar o tanque, trocar a bóia, bomba e mangueiras


Por várias razões podemos precisar baixar o tanque de gasolina: por rompimento, vazamento,caso tenha entrado água, se estiver sujo, que se rompa uma mangueira, e etc.
Pretendemos com este artigo, ensinar a você proprietário ter um tanque de gasolina “limpo e saudável”, beneficiando assim o filtro de gasolina e sua injeção eletrônica.
Materiais Necessários
  • Uma chave de 13mm;
  • Uma chave de fenda;
  • Uma chave ponta Torx-20
  • Um martelo;
  • Dois tripés ou suportes para sustentar o veículo;
  • Macaco hidráulico;
  • Trapos e querosene;
  • O elemento que tenha que substituir (Mangueiras, bóia, kit de reparo ou bomba de combustível e etc).
É fundamental, ter menos de ¼ do tanque, senão ficará muito pesado
Para começar devemos levantar o veículo pela traseira o mais alto possível, logo colocar os dois tripés ou suportes para sustentá-lo.
Tirar o estepe e as duas rodas traseiras.
Não é necessário retirar o pára-choque, caso prefere pode retirar.
Depois devemos retirar o suporte que prende o estepe, ambos estão presos por um parafuso de 13mm ou outro qualquer que tenham colocado.
Agora devemos afrouxar as abraçadeiras da mangueira de combustível.
Depois, tirando o tapete que cobre o assoalho do interior do porta-malas, podemos ver uma grande tampa redonda de borracha preta, a girar até conseguirmos puxá-la para cima.
Soltar as mangueiras e o fio elétrico. Em caso de falta de cor, marcar o lugar exato de onde deve ir cada mangueirinha, já que se colocarmos errado, o veículo não vai andar.
O tanque esta preso a carroceria por meio de 4 parafusos de 13mm. Para retirá-lo convém primeiro retirar primeiro os dois de atrás (os que estão mais próximos da barra de torção) e depois os outros dois.
Se o tanque ainda tiver um pouco de gasolina, coloquem um trapo para tampar a boca do tanque.
Também podem colocar um balde debaixo do tanque para que quando se solte não caia com força no chão.
Uma vez retirado o tanque, se ainda houver combustível, retirem colocando num balde ou em algum outro recipiente.
Agora é um bom momento de lavarmos por fora, para assim evitar ao retirar a bóia e a bomba caia sujeira dentro do tanque. Uma vez limpo, podemos retirar a bóia e a bomba juntamente, isso depende do modelo do R19 e da bomba existente.
Existe uma chave especial, mas podemos retirar dando leves marteladas com uma chave de fenda não muito fina; devemos ir dando moderados golpes em um disco que atua como trava, o fazendo rotar até que suas marcas coincidam com as do tanque e assim poderemos retirar.
Depois devemos retirar a bóia levantando-a com cuidado de não perder a junta de borracha que deveria estar ali. Caso não tenha ou esteja danificada, deve-se substituir.
Com a bóia em mãos, devemos lavar com querosene e um pincel. Esta peça é responsável por indicar o nível de combustível e comunicá-lo ao painel de instrumentos.
A bóia que tem em seu extremo transmite o nível ao potenciômetro do meio, e este através de variações em sua resistência o comunica ao painel de instrumentos.
Também há outro sensor que é simplesmente um alerta. Quando o nível de combustível desce certo nível, atua este aviso acendendo uma luz de alerta de combustível baixo.
Este atua de forma instantânea, é por isso que às vezes nas curvas se acende ainda que o nível de combustível não esteja baixo. As falhas que podem apresentar são:
  • Algum fio solto, em cujo caso uma solda resolverá;
  • Defeitos no potenciômetro e provavelmente tenha que substituir a bóia completamente, preferencialmente por outra da mesma marca que o painel de instrumentos, assim não há que recalibrar.
  • Ou problemas na própria bóia, ou que tenha líquido dentro do tanque e do sistema.
Para testar a funcionalidade da bóia, liguem a ignição e movam a bóia. Se tudo funcionar corretamente, em sua posição inferior teria que indicar tanque vazio, e em sua posição superior tanque cheio.
Nota: Se somente tiver problemas na bóia e não desejam baixar todo o tanque de gasolina, podemos retirar a bóia e a bomba de combustível em alguns modelos pelo orifício que existe no porta-malas… Isso dispensaria descer o tanque de gasolina.
Existem dois tipos de bóia: um é aquele que conseguimos ver e podemos substituir facilmente, comprando seu kit de reparo em alguma autopeças. Existem várias marcas: Bosh, Delphi, e outras… Precisa procurar alguma específica ao modelo do R19 que você possuir e ao tipo de combustível usado.
A outra bóia encontra-se dentro de um cilindro plástico, e para tirá-la é necessário remover uma tampa metálica. Esta bóia não se consegue facilmente.

Limpeza do tanque de combustível

A limpeza podemos fazer simplesmente com água e um pouco de detergente. Agitar bem o tanque de forma que se lavem todas suas paredes internas e enxaguando muitas vezes para tirar toda a espuma e os restos de sujeiras sólidas. Depois deixar secar completamente ao sol, não tem que ficar nem uma gotinha de água dentro.
Seguimos com as mangueirinhas e a boca de entrada do combustível. Retiramos a tampa do tanque veremos dois parafusos cabeça T-20. Retirá-los. Depois, debaixo do veículo, procurar o tubo por onde entra o combustível e com cuidado retirá-lo.
Soltar as mangueirinhas que vão para o tanque, e revisar que estejam em perfeitas condições, senão, as substituir por novas. Podemos lavar o tubo de entrada e as mangueiras, por fora, se lavar internamente, deixar secar bem ao sol.
Nota: Absolutamente todas as mangueiras de combustível deveriam estar presas com abraçadeiras, caso alguma mangueira esteja sem, comprar abraçadeiras novas e colocar as mangueiras com suas devidas abraçadeiras.
Revisar também as mangueiras de combustível que vão para o motor, estas são mais complicadas de substituir, já que passam por debaixo do veículo, mas é muito importante que estas mangueiras estejam boas… Caso estejam remendadas, furadas, ou apresentando uma má aparência, substituir com emergência.
Agora é momento de remontar tudo novamente. Todas as mangueiras e demais acessórios que tenhamos lavado e secado ao sol, deverão estar perfeitamente secos.
Colocar a bóia em seu lugar novamente e o tanque de gasolina da forma inversa aqui descrita na desmontagem. Vale lembrar, que é importante ter o anel de borracha de vedação, para que não fique um forte cheiro e não há vazamentos de combustível. Se puder é bom também trocar o filtro de gasolina e conservar todo o sistema limpo, utilizando sempre um bom combustível e mantendo a injeção eletrônica, bicos e afins sempre em dia. Tudo regulado, limpo e em perfeito funcionamento.

FONTE: http://r19club.com/mecanica/como-limpar-o-tanque-trocar-boia-bomba-e-mangueiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário